top of page

PIANISTA

BIOGRAFIA

“Sua interpretação possui  uma mágica secreta”,

declara o jornal alemão Badische Neueste Nachrichten sobre a pianista brasileira Ana Flávia Frazão. Sucesso de crítica e de público em diversos países por onde se apresenta, ela se dedica à música de câmara, dentre outras variadas formações, e vem constantemente se projetando no cenário brasileiro por seu toque refinado e bastante expressivo.

 

Natural de Goiânia, formou-se na Universidade Federal de Goiás (UFG), fez mestrado e doutorado obtendo nota máxima da Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, onde morou por oito anos. Bastante atuante, realiza concertos nas principais salas de concerto do País — como a Sala Cecília Meireles (Rio de Janeiro), a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano (São Paulo), o Instituto Cultural Sérgio Magnani (Belo Horizonte) e o Theatro São Pedro (Porto Alegre) — e internacionais como o Teatro Argentino de La Plata (Buenos Aires) e o Teatro Solís (Montevidéu).

 

Nomes importantes da música estão entre as influências artísticas de Ana Flávia Frazão. A musicista iniciou seus estudos de piano com a professora Ivana Carneiro. Já na UFG foi aluna de Consuelo Quireze e, durante muitos anos, teve a colaboração do pianista e professor Luiz Medalha. Na Alemanha, foi orientada pelos professores Werner Genuit e Michael Uhde.

 

Parcerias

O trabalho de Ana Flávia Frazão é apreciado em países como Itália, Alemanha, Croácia, Japão e Estados Unidos, onde ela realiza turnês. A pianista também se apresenta ao lado de destacados músicos, dentre os quais Laurent Albrecht Breuninger, José Maria Blumenschein, Alfonso Mujica, Mark Neumann, Alexandre Razera, Massimo Macri, Dennis Parker, David Gardner, Milton Masciadri e Quarteto Carlos Gomes.

 

Com o contrabaixista Milton Masciadri, lançou seu primeiro CD, Vocalize, em 2004, na Europa, pelo selo Sinfônica. Posteriormente, em 2012, gravou toda a obra de Heitor Villa-Lobos para piano e violino com o violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger, trabalho também lançado na Europa pelo selo Telos. Em 2015, repetiu a parceria em CD e DVD com obras de compositores franceses e brasileiros.

 

Docência

Em paralelo à movimentada carreira de pianista, Ana Flávia Frazão é professora associada da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, desde 2004, na área de piano e música de câmara. Dedicada e com larga experiência como docente, é frequentemente convidada para ministrar cursos e master classes em diversas universidades, centros de música e festivais — como nas Universidades Federais do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e da Paraíba, no Brasil; no Festival Internacional de Música de Cámara Maestro Dante Valledor e Simpósio de Musica de Cámara do Teatro Argentino em La Plata, na Argentina; e, por vários anos, no Festival Internacional de Inverno da Universidade de Santa Maria.

 

Além de júri de concursos de piano, foi professora do Programa de Intercâmbio com a Universidade da Geórgia no Conservatório de Alessandria na Itália. Além disso, é requisitada para colaborar em recitais nacionais e internacionais e concilia a movimentada carreira com a direção artística de projetos consolidados nacionalmente que oferecem programação dedicada à música de câmara em Goiânia, como as séries Concertos na Cidade e Concertos UFG. Também trouxe à capital goiana músicos consagrados como Nelson Freire e Duo Assad, a produção do musical Ciao Amore Ciao e o Projeto Furnas Geração Musical de 2006 e 2008.

 

Prêmios

Ana Flávia Frazão foi vencedora do Concurso Nacional JK realizado em Brasília em 1992, obteve primeiro lugar na Série de Concertos da Sala Barroca em Kyoto, no Japão, com o Trio Augarten, em 2001. Pelo trabalho artístico realizado em Goiás, foi eleita uma das mulheres de referência do Estado pelo jornal O Popular e assim também reconhecida com placa concedida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).

 

Em 2014, recebeu Troféu Buritis na área de música concedido pelo Conselho Municipal de Cultura da Cidade de Goiânia. No ano seguinte, recebeu o diploma de “Mérito Cultural do Ano — 2015” concedido pelo Conselho Estadual de Cultura do Governo de Goiás, pela contribuição à cultura goiana na área da música.

ANA FLÁVIA
FRAZÃO

bottom of page